COMO ESCOLHER O VINHO ?

 In VINHO

Uma dúvida que acompanha especialmente os iniciantes no mundo dos vinhos é a escolha da bebida. Frequentemente nos deparamos com consumidores inseguros na hora da compra, seja para si mesmo ou para servir ou presentear amigos.

Costumo dizer para nossos clientes e amigos que a observação e o bom senso são dois grandes aliados na escolha do vinho – assim como para quase tudo na vida.

O primeiro passo é estar aberto a experimentar, provar diversos rótulos e procurar identificar suas características como uvas usadas na sua produção, envelhecimento (se passa em barril ou não), ano da safra, país e região de origem, e o que mais puder assimilar de informações sem necessariamente se tornar um enochato. Além disso, aconselho classificar o vinho de forma simplista como: gostei ou não gostei, leve ou forte, adstringente ou aveludado. E se combinou ou não com a comida que o acompanhou. Da mesma forma sugiro observar se a temperatura estava perfeita, quente ou gelada demais; e se a taça em que foi servida valorizou o produto e deixou o momento ainda mais especial. Isso tudo são detalhes que podem ser indicadores que você está no caminho certo para encontrar o seu vinho predileto e aumentar seu conhecimento enológico.

 

ALIADO

Um grande parceiro na jornada da escolha do vinho pode estar bem ao seu lado, seu celular. Fotografe e armazene as imagens das garrafas (com detalhes dos rótulos), sobretudo dos que você degustou e mais gostou, oi ainda que pretende provar.

Se quiser obter mais informações e opiniões técnicas sobre vinhos, de especialistas e de outros consumidores, siga sommeliers e consultores de vinhos nas mídias sociais. Instale um aplicativo sobre vinhos e descubra uma nova atividade de lazer. Você vai se surpreender com o que pode descobrir a partir de uma só foto – produtos, uvas, avaliação das safras e diversos registros de consumidores.

 

RÓTULO

Grande aliado na seleção da bebida, ele é a certidão de nascimento do vinho. Para saber exatamente o que você está comprando, é fundamental compreender as principais informações contidas nele, especialmente para minimizar as chances de escolher um produto que não corresponda às suas expectativas ou não combine com a pessoa que você vai oferecer.

Mas os detalhes do rótulo serão assunto para um post exclusivo. Aguardem !

CONSULTE UM SOMMELIER

O Sommelier é o profissional capacitado que pode lhe ajudar na escolha do vinho. É o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor que melhor pode esclarecer suas dúvidas e sugerir vinhos e harmonizações. Atualmente as melhores lojas de bebidas e até as grandes redes se supermercados já contam com o serviço gratuito de Sommelier para seus clientes.