Vinho do Porto na Sobremesa? Sim fica uma delícia.

 In Uncategorized

Pela sua doçura elevada, o Vinho do Porto harmoniza muito bem com sobremesas.

Ao escolher o vinho do Porto para servir com chocolate, seja puro ou numa preparação com o chocolate, a opção mais recomendada é o Porto Ruby (tinto).

A harmonização neste caso se justifica desde a cor do vinho que é intensa como a do chocolate, mas, especialmente, pelo sabor.

O Porto Ruby é um vinho mais jovem em comparação aos demais tipos de Porto. Ele preserva o caráter frutado e apresenta doçura pronunciada. Seu amadurecimento em balseiros (baris gigantes que conferem sabor menos intenso de madeira) apresenta notas de chocolate. E aí, o maior ponto em comum. Harmonização perfeita, cor, doçura e sabor se integram perfeitamente.

Se você adora chocolate e vai bem no Vinho Porto ou quer provar a combinação, vou deixar aqui a receitinha maravilhosa que combina os dois ingredientes já na preparação: o Brownie de Vinho do Porto.

Acesse Adega Farret/blog e confira o conteúdo completo de vinho do Porto e a deliciosa receita de Brownie de Vinho do Porto da Lily Cake Shop.

Ingredientes:

  • 100 grama(s) de manteiga
  • 150 grama(s) de chocolate amargo 70% picado
  • 1 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1 colher(es) de chá de extrato de baunilha
  • 2 ovos
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher(es) de chá de sal
  • 120 mililitro (ml) de vinho do Porto

Modo de preparo:

Unte uma forma quadrada de aproximadamente 20 cm e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga e o chocolate e leve ao fogo para derreter em banho-maria. Em seguida, acrescente o açúcar e mexa até misturar bem.

Adicione a baunilha e os ovos, um a um. Misture lentamente (sem bater), com o auxílio de uma espátula. Junte a farinha e o sal peneirados à mistura e mexa lentamente até incorporar bem.

Por fim, acrescente o vinho do Porto, misture bem e leve para assar por mais ou menos 20 minutos em fogo médio (180 ºC ). Deixe esfriar bem e corte os brownies em quadradinhos de 4 cm.